quarta-feira, 5 de junho de 2013

Parabéns Manuel Fernandes


Grande Manel faz hoje 62 anos. Obrigado por tudo.

Manuel Fernandes era um avançado com uma técnica apurada e um raro instinto pelo golo, o que lhe permitia aparecer na área no momento certo para finalizar, ora de cabeça ora com os pés, sempre com a mesma eficácia, e ao mesmo tempo conduzir a bola com a destreza dos grandes criativos, tornando-se muito complicado desarmá-lo e ainda mais difícil marcá-lo.

Aos 16 anos iniciou-se na equipa de juvenis do Sarilhense e um ano mais tarde já estava na a equipa principal, que disputava o campeonato da 3ª divisão. No final dessa temporada transferiu-se para a CUF, um clube do Barreiro que na altura estava na 1ª Divisão. Principiou nas reservas mas rapidamente chegou à equipa principal e começou a dar nas vistas, chegando às Selecções nacionais e despertando a cobiça dos grandes clubes portugueses, mas aí o seu sportinguismo falou mais alto e escolheu o Sporting.

Chegou a Alvalade com a difícil missão de substituir Yazalde, e poucos acreditariam que o iria fazer com tamanho brilhantismo, mas a verdade é que superou todas a expectativas, tornando-se num dos maiores goleadores da história do Sporting, um símbolo do Clube e o grande Capitão da equipa.

Manuel Fernandes estreou-se em grande ao serviço do Sporting, no dia 27 de Agosto de 1975, com um hat-trick num encontro particular frente ao Académico de Coimbra, que os Leões venceram por 5-3.

Ao longo de 12 temporadas realizou 433 jogos oficiais e marcou 256 golos, sendo o 3º maior goleador de sempre do Sporting no Campeonato e o 2º nas competições europeias, com os mesmos 18 golos que Lourenço, marca superada apenas por Liedson.

Foi o melhor marcador do Campeonato Nacional de 1985/86 com 30 golos e conquistou dois Campeonatos Nacionais, duas Taças de Portugal e uma Supertaça, formando com Jordão uma das mais temíveis duplas de pontas-de-lança da história do futebol português, que primeiro com Keita e mais tarde com António Oliveira, constituíram linhas avançadas verdadeiramente demolidoras e inesquecíveis.

As grandes noites e tardes de glória de Manuel Fernandes foram muitas, mas a mais lembrada de todas aconteceu a 14 de Dezembro de 1986, quando marcou quatro golos na goleada de 7–1 imposta pelo Sporting ao Benfica nesse dia inesquecível para todos os sportinguistas. Seis meses depois seria dispensado pelo técnico inglês Keith Burkinshaw, rumando então ao Vitória de Setúbal, onde reencontraria Malcolm Allison e iniciaria a sua longa carreira de treinador.

Em 1979 foi distinguido com o Prémio Stromp na categoria Atleta Profissional.

Ao serviço da Selecção A fez 31 jogos, tendo marcado 9 golos, ficando no entanto com a mágoa de não ter sido seleccionado para as fases finais do Europeu de 1984 e do Mundial de 1986, uma injustiça inqualificável, à qual ele respondeu com a coragem e a nobreza de carácter que todos lhe reconhecem, mostrando-se totalmente disponível para a equipa de todos nós, quando na sequência do tristemente célebre "caso Saltillo", os jogadores que estiveram no México ficaram impedidos de jogar na Selecção.

Com a Supertaça
A sua carreira de treinador também foi marcada por essa coragem e disponibilidade para enfrentar grandes desafios, pois apesar de ter começado por cima, substituindo Malcolm Allison no Vitória de Setúbal e orientando o Estrela da Amadora "europeu", não hesitou em trabalhar em pequenas equipas, e foi assim que conseguiu levar clubes como o Campomaiorense e o Santa Clara à 1ª Divisão, sendo que no caso dos açorianos pegou na equipa na 2ª Divisão B, onde foi Campeão Nacional, para no ano seguinte conseguir nova subida, agora para a divisão principal, feito que conseguiria pela 3ª vez ao serviço do Penafiel.

Pelo meio regressou ao Sporting por duas vezes, primeiro como adjunto de Bobby Robson, acabando por ser vítima da polémica troca de treinadores que Sousa Cintra entendeu fazer em 1993, quando contratou Carlos Queirós, e depois em 2000 para substituir Inácio, na sequência de uma também controversa "chicotada psicológica", conseguindo então conquistar uma Supertaça e chegando a lutar pelo título, que acabou por ser ganho pelo Boavista.

Depois de um interregno na sua carreira teve uma passagem por Angola, antes de regressar a Portugal para treinar o U.Leiria que conseguiu trazer de volta à 1ª Liga e posteriormente o Vitória de Setúbal, mas o seu enorme sportinguismo e grande prestigio entre a família leonina, fazem com que o seu regresso ao Sporting fosse sempre uma hipótese a considerar.

Assim em Março de 2011 rescindiu o contrato que o ligava ao Vitória de Setúbal, encerrando a sua carreira de treinador, precisamente no clube onde a tinha iniciado, e poucos dias depois foi anunciado como um dos trunfos de Godinho Lopes, na corrida eleitoral que estava em curso no Sporting Clube de Portugal, passando assim a integrar a estrutura do futebol leonino, após a vitória da lista que apoiou, nas eleições de 26 de Março de 2011.

Fonte: http://www.forumscp.com/wiki/index.php?title=Manuel_Fernandes#ixzz2VLzuVRXQ

0 comentários:

Enviar um comentário