sábado, 2 de fevereiro de 2013

Kléber era a chave para garantir as mais-valias de João Moutinho



A saída de Kléber para o Sporting, em cima da mesa até ao fecho do mercado, implicaria a eliminação da cláusula existente que obriga o FC Porto a pagar aos leões 25 por cento no caso de João Moutinho ser transferido por um valor superior a 11 milhões de euros. Até à última hora, os azuis e brancos tentaram assegurar o controlo total dos benefícios financeiros do médio, mas estas intenções falharam por muito pouco e o acordo de base, rubricado em junho de 2010, mantém-se.

Godinho Lopes, presidente do Sporting, reconheceu ontem, em conferência de Imprensa [ver página 6], a existência de negociações com o FC Porto para assegurar Kléber e que o jogador chegou a ter viagem de avião marcada para Lisboa para acertar os pormenores da inscrição na Liga, mas que se esfumou devido à instabilidade e turbulência diretiva existente na casa leonina.

Nas conversas mantidas durante a tarde de anteontem entre os responsáveis máximos do FC Porto e Sporting, ficou acertado que a ida de Kléber seria válida por ano e meio, com os dragões a cederem também ao clube da capital 30 por cento do passe do brasileiro.

Porém, a principal exigência colocada na mesa pelos portistas passava pela total eliminação da alínea existente que obriga os bicampeões a pagar 25 por cento no caso de venderam João Moutinho por um valor superior a 11 milhões de euros, ou seja precisamente a verba que os dragões pagaram ao Sporting quando o médio se transferiu de Alvalade para o Dragão.

Este envolvimento surgiu apenas um dia depois de a SAD portista ter revelado à CMVM a recompra à Soccer Invest Found de 15 por cento do passe do internacional, numa operação que já atingiu os 14 milhões de euros. 

Com esta nova manobra, o FC Porto passou a deter a totalidade do passe do médio e se o negócio Kléber com o Sporting resultasse o dragão colocar-se-ia em posição ainda mais privilegiada perante o mercado de verão. 

A ideia era receber todo o bolo numa futura transferência de João Moutinho sem abrir espaço à tal partilha de 25 por cento com os leões. Mas a saída de Kléber para Alvalade falhou e a percentagem a receber pelo Sporting mantém-se na linha original, os leões continuam a ter direito a uma compensação caso o jogador seja vendido por valores acima dos 11 milhões de euros. João Moutinho sairá do Dragão, pelo menos, pelo triplo desse valor.

0 comentários:

Enviar um comentário