quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Gaël Etock entra nas opções para o clássico


AVANÇADO DA EQUIPA B TRABALHA COM JESUALDO

Gaël Etock já mostrou o que vale na equipa B dos leões e agora parece ter convencido Jesualdo Ferreira.
O jovem avançado camaronês Gaël Etock, da equipa B do Sporting, tem vindo a trabalhar sob as ordens de Jesualdo Ferreira no plantel principal e o treinador dos leões pondera mesmo inclui-lo no lote de convocados para o clássico com o FC Porto do próximo sábado.

IN Record

Rui Patrício irritado com críticas de Jesualdo


Rui Patrício ficou profundamente irritado com as críticas que lhe foram feitas publicamente por Jesualdo Ferreira, devido ao falhanço que cometeu na derrota (1-3) frente ao Estoril, na sexta--feira, que custou um golo ao Sporting, de penálti.

O maior erro foi de Rui Patrício, que não podia perder aquela bola. Pensei que ia ser vermelho, só o árbitro sabe porque deu amarelo. Provavelmente o árbitro errou, mas o maior erro foi de Patrício, que não podia perder a bola daquela maneira", afirmou Jesualdo, após o oitavo desaire dos leões para a Liga nesta temporada.

As críticas do antigo técnico do Benfica e FC Porto, entre outros clubes, já mereceram uma chamada de atenção, por parte de Carlos Severino, um dos candidatos às eleições leoninas. "Disse coisas que devem ser faladas dentro do clube e não na praça pública. Não quero infiltrados no clube", afirmou, frisando estar desconfiado da possibilidade de o passe de Rui Patrício já ter sido vendido a um fundo por 14 milhões de euros.

Rui Patrício ainda não falou das críticas de Jesualdo, mas o CM sabe que se sentiu injustiçado por entender que outros companheiros já erraram e nunca foram crucificados em público, como sucedeu com ele e Van Wolfswinkel, que desperdiçou um penálti com o resultado em 2-1 a favor do Estoril. Fonte próxima do guarda-redes leonino, de 25 anos, contou ao CM que o jogador até aceita bem o estilo de Jesualdo Ferreira, que, como é habitual no final dos jogos, analisou a exibição de cada jogador, apontando falhas de posicionamento e erros de alguns, casos de Patrício e Wolfswinkel. Por tudo isso, o internacional português estava longe de imaginar que o assunto não ficaria no balneário, como é hábito, e viria para a praça pública, pela boca do próprio treinador. As fontes contactadas vincaram que Jesualdo já assegurou a Rui Patrício e Wolfswinkel que as críticas públicas que lhes fez foram um "ato pedagógico".

In CM

Maradona vai reunir com candidato do Sporting


Em Itália fala-se num encontro entre Diego Armando Maradona e um dos candidatos à presidência do Sporting nas eleições agendadas para o próximo dia 23 de Março.

De acordo com a Sky Itália, El Pibe está a caminho de Espanha onde irá reunir com um dos três candidatos à liderança dos leões.

Maradona, de 52 anos, pode, por isso, ser um trunfo agora que arrancou a campanha eleitoral, presumindo-se que será escolha para técnico dos leões.

IN Zerozero.pt

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

«Futsal nos quartos-de-final»


A equipa de futsal do Sporting qualificou-se para os quartos-de-final da Taça de Portugal, depois de visitar e vencer o Rio Ave, por 1-5.

A formação «leonina» entrou confiante no encontro e facilmente se lançou na frente do marcador. Ao intervalo, os comandados de Nuno Dias já venciam por 3-0.
Na segunda parte, a equipa da casa ainda chegou ao tento de honra já com um guarda-redes avançado, mas foram os «leões» quem acabaram por dilatar a vantagem. O futsal «leonino» chegou, assim, à vigésima vitória consecutiva, em 20 jogos oficiais.
No Pavilhão dos Desportos de Vila do Conde estiveram presentes o presidente demissionário do Conselho Directivo, Luiz Godinho Lopes, e o vogal do Conselho Directivo, Ricardo Tomás.
Os tentos «leoninos» foram apontados por Divanei (2), Leitão (2) e Paulinho.

«Passe de Rui Patrício vendido a fundo de Jorge Mendes»


Atlético Madrid pode ser o destino de Rui Patrício na próxima época.

O guarda-redes titular do Sporting e da seleção nacional de Portugal deve sair no final da época para o Atlético Madrid, adianta o Jornal de Notícias esta quarta-feira.

As dificuldades financeiras do clube de Alvalade levaram a direção do Sporting a vender recentemente uma parte significativa do passe do internacional português ao fundo Quality Sports Investments LP Fund, gerido pelo empresário português Jorge Mendes e pelo inglês Peter Kenyon.

Segundo avança o referido diário, Rui Patrício vai abandonar Alvalade no final da época, sendo o Atlético Madrid o destino mais provável do guarda-redes português de 25 anos.

in: www.sapo.pt

«Domingos estranha intensidade de Izmailov no Dragão»



Domingos Paciência, convidado especial no programa «Grande Área», da RTP, abordou a saída de Izmailov de Alvalade para o Dragão. Para o técnico, que chegou a trabalhar com o russo nos leões, o rendimento do médio é, agora, surpreendente.

«A questão do Izmailov é uma questão de honestidade, ou se calhar eu não soube tirar tudo dele...», disse o técnico, que, de resto, prosseguiu com o assunto: «Olhando à intensidade com que ele joga hoje, alguém estava mal. Ou o departamento médico, ou o departamento técnico ou então o profissionalismo dele».

in: abola

Godinho quer «fechar» com Bruma antes de sair

Renovação com o extremo é para estar consumada antes de 23 de março. Jogador prefere esperar para ver mas o presidente vai tentar convencê-lo.

Godinho Lopes quer abandonar a cadeira presidencial do Sporting o mais depressa possível após as eleições de 23 de março mas antes desta data pretende resolver em definitivo a questão relativa à renovação de Bruma, a mais recente pérola leonina que nos dois últimos encontros dos leões marcou, frente ao Gil Vicente, e assistiu Ricky van Wolfswinkel, na Amoreira.

Após ter dado (e muito) nas vistas na equipa B, o extremo, 18 anos, passou, já no consulado de Jesualdo Ferreira, para o conjunto principal, evidenciando-se pela irreverência, capacidade técnica e sentido de oportunidade. A questão da renovação contratual já estava a ser tratada antes da chegada do manager/treinador a Alvalade, mas acelerou a partir do momento da ascensão prematura de Bruma. 

Para todos os efeitos, o luso-guineense assinou em 2011 um contrato até 2016, mas os responsáveis do clube de Alvalade pretendem ultrapassar em definitivo as fragilidades contratuais, pois, à luz da legislação da FIFA, jogadores com menos de 18 anos - Bruma tinha 16 quando assinou - não podem assinar por mais de três anos... 

O caso mais mediático a exemplificar esta legislação da FIFA em termos de futebol nacional foi o da saída de Labyad do PSV precisamente para o Sporting no verão passado. Ciente disso, o Sporting pretende, agora que Bruma já atingiu os 18 anos, apresentar-lhe um novo contrato, válido até 2018, mantendo-se a cláusula de rescisão nos 30 milhões de euros mas contemplando um substancial aumento de ordenado.

Fonte: abola.pt

Sem medo dos clássicos

LABYAD LIDERA OFENSIVA LEONINA

A aventura em Alvalade não lhe corre de feição, mas Labyad não desiste e está pronto para liderar a ofensiva leonina contra uns dragões invencíveis neste campeonato.

Fonte: www.record.pt

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Bruno de Carvalho anuncia Augusto Inácio


PARA INTEGRAR ESTRUTURA DO FUTEBOL

Bruno de Carvalho anunciou, esta segunda-feira, que Augusto Inácio fará parte da estrutura do futebol do Sporting - na condição de dirigente - caso vença as eleições, marcadas para 23 de Março.

O candidato à presidência revelou que o actual treinador do Moreirense integrará a estrutura mal termine o seu contrato com a formação minhota, o que acontecerá no final da temporada.

Bruno de Carvalho desvendou ainda que um terceiro elemento - depois de anunciados os nomes de Virgílio Lopes e Augusto Inácio - fará parte dessa mesma estrutura mas recusou-se a revelar o seu nome, por este estar actualmente a desempenhar funções na Academia.

IN Record

«Virgílio na lista de Bruno de Carvalho»


INTEGRARÁ ESTRUTURA DO FUTEBOL

O antigo jogador dos leões Virgílio Lopes, de 55 anos, fará parte da lista de Bruno de Carvalho à presidência do Sporting, integrando a estrutura do futebol.

Jogador da equipa leonina entre 1975/76 e 1987/88, Virgílio é um dos grandes nomes da história do clube, onde conquistou um campeonato nacional (1981/82) e ainda duas Supertaças (1982 e 1987).

Recorde-se que Virgílio integrou igualmente a estrutura do futebol na candidatura de Bruno de Carvalho em 2011.

IN Record

José Couceiro: «Crise deve-se a uma péssima gestão desportiva»


JOSÉ COUCEIRO APONTA ERROS COMETIDOS

José Couceiro apontou o dedo aos erros cometidos no passado, sublinhando que os mesmos são a causa do atual momento crítico do Sporting.

"Não podemos repetir o que foi feito nos últimos anos. Os processos têm de ser claros, para defender o Sporting. Estamos nesta grave crise devido a uma péssima gestão desportiva e não devido à falta de meios", vincou o candidato à presidência do clube, durante a apresentação do seu projeto, em Lisboa, frisando que a estratégia "não pode ser de curto prazo", visando o sucesso imediato, mas sim virada para "o futuro".

Ao mesmo tempo, Couceiro pediu o fim das quezílias internas no reino do leão: "Cometemos vários erros. Vamos ser contestados vários vezes mas teremos de estar unidos. Os nosso adversários querem a nossa divisão. Estamos a fazer campanha a favor do Sporting."

O candidato abordou ainda a hipotética entrada de novos investidores no clube, garantindo que os interesses do Sporting serão sempre protegidos. "Poderão ser equacionados vários modelos para a entrada de investidores. Mas, em qualquer dos cenários, os superiores interesses do Sporting serão salvaguardados. Existe o futebol mas existe o Sporting associado a tudo o resto. Queremos defender sempre os interesses do clube", vincou.

Aposta nas modalidades

Couceiro lembrou que o Sporting tem um passado eclético que deve honrar no presente e no futuro. "Não somos um clube exclusivamente de futebol. Recordo que este mandato termina com o ciclo olímpico e a responsabilidade do Sporting é enorme. Continuaremos a apoiar os nosso atletas. Vamos criar um gabinete de apoio aos atletas de alto rendimento", anunciou.

IN RECORD

Labyad: « Só percebi a dimensão do Sporting quando cheguei ao aeroporto no verão»


MÉDIO DESTACA QUALIDADE DA LIGA PORTUGUESA

O médio marroquino Zakaria Labyad concedeu esta segunda-feira uma entrevista ao site holandês "Voetbalzone", onde não se mostra arrependido por ter assinado pelo Sporting, até porque encara a equipa de Alvalade como um trampolim para rumar a outras paragens.

"A Liga holandesa não é comparável à portuguesa. Em Portugal o nível é muito superior. Aqui posso evoluir para possivelmente dar o salto para um clube de topo. O Sporting é um clube simpático e viver em Portugal é bom", começou por dizer o jovem, de 19 anos.

Antes de rumar a Lisboa, Labyad teve de decidir entre alguns clubes interessados, mas a decisão foi no sentido de dar resposta positiva aos leões: "Houve também interesse do Schalke 04, Anzhi, Benfica e FC Porto, mas o Sporting transmitiu-me logo boas vibrações".

"Não conhecia muito bem o clube, apenas alguns jogadores antigos, como o Luis Figo, Dani e Cristiano Ronaldo. Só percebi a dimensão do Sporting quando cheguei ao aeroporto no verão. Estava rodeado de jornalistas e adeptos", recordou.

"Fiquei muito feliz por me ter adaptado rápido. Também graças ao Van Wolfswinkel, Schaars e Boulahrouz. Vejo ainda o Ola John a jogar regularmente e dou-me muito bem com ele, assim como com o Ricky, até porque somos praticamente da mesma idade", concluiu.

IN Record

Cristian Ponde estreou-se pela equipa B


O jogador foi notícia em 2005 quando aos dez anos foi contratado pelo Sporting.

Aos 18 anos, Cristian Ponde fez, este fim de semana, a sua estreia pelo Sporting B. Olhando para o nome do jogador, provavelmente este não lhe diz muito, mas este jovem de origem romena foi notícia pela primeira vez aos 10 anos.

Em 2005, uma reportagem da SIC relatava a disputa entre Benfica, Sporting e Chelsea por um jogador de apenas 10 anos que jogava nas escolinhas do Olhanense. O seu talento era reconhecido por todos, faltava saber se com o passar dos anos ele conseguiria corresponder a quem lhe augurava um bom futuro.

A verdade é que Ponde cresceu nas camadas jovens dos leões e com 18 anos teve a sua primeira oportunidade na equipa B.
O médio ofensivo entrou apenas aos 76 minutos na partida com o Freamunde, mas o pouco tempo em que esteve em campo valeu-lhe os elogios do treinador José Dominguez no final do encontro.
«Hoje, estreámos ainda mais um menino, um júnior de primeiro ano, o Cristain Ponde, que apresenta, também ele, muita qualidade», afirmou o treinador, ao site do Sporting.

IN SAPO.PT

«Não era favorito e o Sporting ganhou 3-0» – Carlos Carvalhal


Carlos Carvalhal orientou o Sporting na época 2009/2010 e foi o último treinador do emblema de Alvalade a conseguir ganhar ao FC Porto, por 3-0. O clássico entre leões e dragões está à porta e nada melhor do que ouvir a opinião do técnico sobre o jogo de sábado.

«O Sporting atual tem algumas limitações, mas vai jogar em casa e tem potencial. Na altura não éramos favoritos, mas acabámos por ganhar por 3-0. De qualquer forma, e apesar de o FC porto tem um enorme potencial, este não será um jogo fácil», referiu o treinador que está a participar no Fórum dos Treinadores, que decorre no Pavilhão Multiusos de Guimarães, com a produção da QUEST, soluções para o desporto.
Carlos Carvalhal falou ainda sobre a atualidade do Sporting, relativamente à aposta que o clube leonino tem feito na formação.

«Não me queria colocar muito na pele do meu colega, mas o Sporting está a fazer uma grande aposta na formação e nos seus talentos, mas tantos ao mesmo tempo e num contexto difícil não será o melhor, mas o Jesualdo Ferreira está a fazer o seu melhor, com uma recuperação tanto mental como física dos seus jovens jogadores e protegendo a sua auto estima. Também vivi uma situação difícil quando cheguei ao Sporting, porque estava em oitavo lugar. No meu tempo fui relativamente bem sucedido, mas, agora, admito que seja mais complicado porque a qualidade é deficitária», afirmou.

F1 sem condutor

Sobre as eleições, já que o treinador José Couceiro é um dos candidatos à presidência da direção, Carlos Carvalhal referiu o seguinte:

«É bom que surjam pessoa do futebol no Sporting, porque isso não tem acontecido. Quando treinei o clube disse que aquilo era um Fórmula 1, mas que muitas vezes não era conduzido da melhor forma. O clube tem imenso potencial, mas não tem seguido o melhor caminho.»

IN ABOLA

«Os nossos adversários querem a nossa divisão» - José Couceiro


José Couceiro deu a conhecer esta segunda-feira as linhas programáticas da candidatura que lidera à presidência do Sporting, apresentando-se como o rosto da mudança e deixando a promessa de um corte inequívoco com o passado.

«Temos de nos unir e transportar o nosso ´know-how` para que o Sporting possa sair desta grave situação», alerta, explicando que «há vários cenários possíveis» para a entrada de investidores na SAD leonina.

Garante, todavia, que «os superiores interesses do Sporting serão sempre salvaguardados».

No que ao futebol diz respeito, defende José Couceiro que «um clube como o Sporting tem de ter a sua identidade perfeitamente definida e visível».

«O perfil, a postura e a atitude dos seus atletas» devem obedecer «a critérios claros nas contratações».

«Não se pode repetir o que aconteceu nos últimos anos. Se estamos nesta situação deve-se a uma péssima gestão desportiva e não a falta de meios», sustenta, anunciando uma aposta clara na Academia.

«Vai ser difícil e vamos ser contestados muitas vezes. Os nossos adversários querem a nossa divisão e teremos de estar unidos», apela Couceiro.

IN ABOLA

Listas às eleições já têm letras


A mesa da Assembleia Geral procedeu esta tarde ao sorteio das letras das listas que se vão apresentar às eleições de 23 de março, com Carlos Severino a ficar com a `A`, Bruno de Carvalho com a `B` e José Couceiro com a `C`.

À lista independente ao Conselho Fiscal e Disciplinar foi atribuída a letra D.

Recorde-se que apenas as listas A e B concorrem ao Conselho Leonino.

IN ABOLA

sábado, 23 de fevereiro de 2013

"Balde de água fria no início de campanha"



Nem o frio nem a chuva alteraram ontem o programa dos três candidatos à presidência do Sporting. Carlos Severino, José Couceiro e Bruno de Carvalho assistiram mesmo como planeado ao Estoril-Sporting na Amoreira, com elementos dos respetivos staffs e amigos. Foi a primeira vez que os três pretendentes à sucessão de Godinho Lopes acompanharam ao vivo um jogo dos leões, depois de terem oficializado as respetivas listas. E, para estreia, pode dizer-se que foi bem sofrida. Além do mau tempo, que levou à interrupção do jogo, os candidatos viram o Sporting desperdiçar a vantagem inicial e a oportunidade de empatar, na cobrança de um penálti. Emoções que partilharam no mesmo estádio, mas nem todos próximos uns dos outros.

Separados

José Couceiro e Bruno de Carvalho, apontados como principais concorrentes, assistiram ao encontro em bancadas opostas. O antigo treinador e diretor-geral (seguido pelo seu “vice” Mário Patrício) tomou lugar num sector localizado… atrás do banco do Sporting, na única zona coberta do recinto (onde esteve também, não muito afastado, Carlos Severino). O empresário e candidato em 2011 ficou junto às claques, na central contrária, onde não existia outra proteção para a intempérie que não chapéus-de-chuva ou a própria roupa. O balde de água fria, porém, foi generalizado para os adeptos leoninos…

Convocados para a 18º jornada


Já são conhecidos os jogadores convocados por Nuno Dias para o jogo do próximo domingo, com o Módicus, no Pavilhão Multiusos de Odivelas, às 11h15, para a 18.ª jornada do Campeonato Nacional de futsal. De fora ficaram João Benedito, por opção e Marcelinho e Miguel Ângelo por lesão.

Guarda-Redes: Cristiano, Gonçalo
Ala: Paulinho, Pedro Cary, Djô, Divanei, João Matos, Deo, Alex
Pivot: Leitão, André Galvão
Fixo: Caio

in: www.sporting.pt

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Tottenham nos quartos-de-final



Já é conhecido o próximo adversário da equipa de juniores do Sporting para os quartos-de-final da NextGen Series.

Os «leões» deslocam-se a Inglaterra para defrontar o Tottenham. O encontro realizar-se-á entre os dias 18 e 21 de Março.

Recorde-se que a equipa de juniores do Sporting venceu, na passada quarta-feira, dia 20 de Fevereiro, o Liverpool, por 4-0, em jogo a contar para os oitavos-de-final da respectiva competição.

in: www.sporting.com

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Petróleo em Alvalade


 Como o candidato à presidência do Sporting CP, Carlos Severino, afirmou, existe petróleo em Alvalade, talvez nos preparemos para ver a melhor geração de jovens leões. Esta geração é constituída por diversos jogadores de diversas posições, desde o sector recuado, com Vítor Golas à baliza, Cédric que perdeu espaço com a entrada de Miguel Lopes, no centro da defesa, temos Eric Dier, Tiago Ilori, Nuno Reis e Pedro Mendes (diz-se que está de saída para Itália), no sector intermédio, temos um meio campo de luxo, com Zezinho, João Mário, e ainda Filipe Chaby, no ataque temos Ricardo Esgaio, Bruma, Betinho e muitos outros.. 
  O Espírito Verde & Branco quer saber na opinião dos seus leitores qual(ais) é(são) o(s) jogador(es) com mais e melhor futuro pela frente. Obrigado e saudações leoninas. 

«São os mais novos que estão a suportar a equipa» - Jesualdo Ferreira


O treinador do Sporting admite que as saídas de jogadores mais experientes durante o mês de janeiro deixou a equipa mais dependente dos jovens que têm vindo a ser aposta no plantel principal.

«Agora, existe uma diferença de entendimento dos processos que temos para apresentar aos jogadores. São jogadores mais novos, com uma nova cultura, que têm uma ambição muito grande de chegar à equipa principal, e que estão em início da carreira, por isso, mais abetos para ouvir a aprender. Decidimos tentar equilibrar a equipa segurando os melhores recursos, permitindo com as saídas um equilíbrio financeiro e técnico, com distribuição da qualidade para uma resposta imediata, porque o Sporting tem de jogar e ganhar. Mudaram os jogadores, a experiência e a ambição. Em relação aos que estavam, continuam a trabalhar e a sofrer porque ninguém gosta de ser olhado como fracassado e perdedor. Mas agora o clima é mais feliz para todos e as diferenças de idade são muito curtas. Há uma competitividade muito grande para jogar cada jogo que falta», disse em conferência de imprensa.

Jesualdo Ferreira lembrou, porém, que «é preciso um enquadramento forte para que os jovens cresçam com segurança».

«Seria bom que os jovens fossem apoiados e suportados por jogadores de referência. O que está a acontecer é que são os mais novos que estão a suportar a equipa. Faltam os tais pilares de referência que sustentam a equipa. Mas a entrega dos mais novos é espantosa. A minha esperança é que, a cada jogo, os miúdos sejam mais competitivos e seguros», frisou, acrescentando que o Sporting «tem recursos para ser um clube estável, sustentável e ganhador», sendo que, para isso, «é preciso fazer um trabalho com responsabilidade».

Jesualdo, sem se alongar, abordou ainda o futuro para lá das eleições no clube:

«Tinha uma série de ideias partilhadas com a Direção da altura. O que vem a seguir não é matéria para falar. Está aberto o quadro para quem manda decidir o que fazer. Até à nova Direção, vamos manter esta linha. Depois, dependemos das decisões que forem tomadas. Mas, sobre a reação dos jogadores. Não me espanta nada o que está a acontecer.»

IN ABOLA

Sporting recebe Madeira SAD



Já é conhecida a deliberação final acerca do processo de averiguação instaurando pela da Federação de Andebol de Portugal (FAP), à equipa sénior de andebol do Sporting, pelo uso indevido de um número superior de jogadores do que o regulamentado na Taça de Portugal. Sobre esta questão, a FAP deliberou a favor dos «leões».


Assim, o Sporting segue na competição e recebe o Madeira SAD no próximo sábado, 23 de Fevereiro, às 18h00, no Pavilhão Multiusos de Odivelas, em jogo a contar para os quartos-de-final da Taça de Portugal.

in: www.sporting.pt

NextGen: SPORTING 4 - 0 Liverpool


O Sporting recebeu e venceu, ontem, quarta-feira, o Liverpool por 4-0 em jogo dos oitavos-de-final da NextGen. Com este resultado, a equipa orientada por Abel Ferreira segue para a próxima fase, onde ainda não sabe quem será o adversário.

A formação «leonina» entrou bem na partida e desde cedo ameaçou a baliza defendida por Ryan Fulton. Decorridos cinco minutos de jogo, Carlos Mané fez o primeiro remate. Nem cinco minutos depois, foi Ruben Semedo.

O golo parecia estar para breve e foi o que aconteceu. Carlos Mané, que já tinha ameaçado, fez o primeiro do jogo aos 11 minutos. Boa jogada da equipa «verde e branca», com a avançado a colocar a bola dentro da baliza do Liverpool.

Motivados pela vantagem, e por um Estádio José Alvalade bem composto para a ocasião, Tobias Figueiredo quis fazer o segundo tento, mas o esférico saiu por cima, ainda com desvio de um adversário. Canto para o Sporting e novo golo, com Carlos Mané a bisar. 2-0.

Na área «verde e branca», o Liverpool tentava chegar à baliza defendida por Mickael Meira, mas a defesa atenta não permitia. Só já no final do primeiro tempo, os visitantes levaram o perigo à baliza do Sporting com uma bola ao poste.

O intervalo chegou com 2-0 no marcador, a favor do Sporting.

O segundo tempo começou como acabou o primeiro: com domínio «leonino». Ricardo Esgaio foi o primeiro a rematar, seguindo-se Wallyson Mallmann. O guarda-redes do Liverpool defendia, mas ao minuto 64 foi incapaz de suster o remate de cabeça de João Palhinha.

3-0 no marcador, uma vantagem justa que confirmava a supremacia «verde e branca», enquanto Mickael Meira continuava também ele a dar resposta às tentativas dos visitantes. O Liverpool não marcava e o Sporting dava sinal de poder marcar mais.

Já quase no final do encontro, Wallyson Mallmann voltou a tentar, mas foi de outro jogador recém-entrado que chegou o resultado final. Aos 89 minutos, Wilson Jancó respondeu da melhor maneira a uma bola que lhe chegou. 4-0 no final do encontro.


FICHA DE JOGO
Futebol – NextGen– Oitavos-de-final
2013-02-20. Estádio José Alvalade.
Árbitro: Rui Rodrigues.
Árbitros assistentes: Hugo Ribeiro e Vítor Cruz.
Resultado ao intervalo: 2-0.


SPORTING:
1 – Mickael Meira, 2 – Mauro Riquicho, 3 – Rúben Semedo, 4 – Tobias Figueiredo, 5 – Michael Pinto, 6 – João Palhinha, 7- Ricardo Esgaio, 8 – Luka Stojanovic, 9 – Carlos Mané, 10 – João Mário, 11 – Iuri Medeiros.
Substituições: 12 m – saiu João Mário e entrou 16 – Wallyson Mallmann, 69 m – saiu Iuri Medeiros e entrou 15 – Farley Rosa, 69 m – saiu Luka Stojanovic e entrou 13 – Gelson Martins, 78 m – saiu Ricardo Esgaio e entrou 17 – Wilson Jancó, 78 m – saiu Carlos Mané e entrou - 18 – José Neto.
Não utilizados: 12 – Miguel Lázaro, 14 – Edelino Ié.
Disciplina: cartão amarelo para Luka Stojanovic (35 m).
Golos: Carlos Mané (11 e 24 m), João Palhinha (64 m), Wilson Jancó (89 m).
Treinador: Abel Ferreira.

Liverpool:
1 – Ryan Fulton, 2 – Yalany Baio, 3 – Ryan McLaughin, 4 – Stephen Sama, 5 – Lloyd Jones, 6 – Craig Roddan, 7 – Jack Dunn, 8 – Jordan Lussem, 9 – Adam Morgan, 10 – Krisztian Adorjan, 11 – Jordon Ibe.
Substituições: 70 m – saiu Jack Dunn e entrou 16 – Dan Smith, 83 m – saiu Krisztian Adorjan e entrou 18 – Kristoffer Peterson, 83 m – saiu Adam Morgan e entrou 15 – Jerome Sinclair, 90 m – saiu Jordan Lussem e 14 – Ryan Kent.
Não utilizados: 12 – Joe Maguire, 13 – Tyrell Belford, 17 – Cameron Bramvagan.
Disciplina: cartão amarelo para Jack Dunn (40 m).
Treinador: Alex Inglethorp.

In: www.sporting.pt

Abel Ferreira: "Demonstração de talento"


Abel Ferreira ficou naturalmente satisfeito com a prestação dos juniores do Sporting diante do Liverpool, jogo dos oitavos-de-final da Nextgen que terminou com o triunfo «verde e branco» por 4-0.

“Todos os sportinguistas que vieram ver o jogo devem sentir-se orgulhosos do que estes jogadores fizeram, assim como eu me sinto. Deram uma demonstração clara de talento e garra, transportando a imagem do nosso leão para dentro de campo”, começou por referir o treinador «leonino», após a partida.

“A nossa equipa fez aquilo que está habituada a fazer, que é jogar nos limites e sempre para ganhar. A qualidade e identidade do Sporting, mundialmente conhecida, ficou bem demonstrada esta noite”, sublinhou, enaltecendo “a qualidade técnica, que é inquestionável, mas também a organização, dando muito pouco ao adversário para este fazer alguma coisa”.

Abel Ferreira quer que “se dê espaço e tempo a estes jogadores, pois a qualidade só não vê quem não quer” e mostra-se confiante em chegar longe na Nextgen: “Desde o primeiro dia assumi que o nosso grande objectivo seria chegar às finais. É esse o nosso sonho e vamos lutar por ele com todas as forças”.

O treinador dos juniores «leoninos» expressa apenas um desejo para os quartos-de-final: “Jogar em casa, diante do nosso público”.

In: www.sporting.pt

Carlos Mané: "Jogar em Alvalade dá motivação"


Carlos Mané esteve em grande destaque na vitória do Sporting por 4-0 diante do Liverpool, em jogo dos oitavos-de-final da Nexgen. Após o encontro, o nosso avançado confessou-se obviamente “muito satisfeito” por ter bisado, mas sublinhou que “o mais importante foi a vitória”.

Carlos Mané não esconde que “o objectivo do Sporting é ganhar a competição” e reconhece que “jogar no Estádio José Alvalade dá muita motivação”. De resto, o avançado não deixou de enaltecer os adeptos que se deslocaram ao recinto. “Apoiaram-nos muito e estamos-lhes muito agradecidos”. 

In: www.sporting.pt

Rojo rende Joãozinho na lateral esquerda


Posição não é estranha para o argentino

O argentino Marcos Rojo deverá ser a aposta de Jesualdo Ferreira para o lugar de defesa-esquerdo no encontro de amanhã à noite, frente ao Estoril Praia, rendendo Joãozinho, que cumprirá um jogo de castigo após ter atingido o limite de cartões amarelos em Barcelos. Apesar de ter vindo a ser utilizado quase sempre como defesa-central, Rojo também está à vontade no flanco esquerdo.

In Record

Wolfswinkel quer pôr fim à crise de golos


Apenas um golo nos últimos oito jogos da Liga

Ricky van Wolfswinkel é o melhor marcador do Sporting e, também, o único jogador do plantel que já marcou um golo ao Estoril Praia (no 2-2 da primeira volta, o segundo tento dos leões foi um autogolo de Anderson Luís), pelo que a visita à Amoreira representa um incentivo especial para o holandês. 

In Record

Leões não se assustam nas visitas à Amoreira


Perderam na última deslocação

O Sporting perdeu na sua última visita à Amoreira, a 29 de janeiro de 2011, mas dizem os registos estatísticos que até nem costuma dar-se mal em casa do Estoril Praia.

Na verdade, naquela data os leões baquearam por 2-1 mas em jogo da Taça da Liga, em que as coisas não correram bem, já que a equipa então treinada por Paulo Sérgio jogou com um homem a menos no último quarto de hora, após expulsão do guarda-redes Tiago, sofrendo de imediato o golo da derrota, de penálti.

Mas quando se trata de jogos da Liga portuguesa a história é outra e em 20 visitas ao campo da equipa da Linha, os leões só perderam uma vez, na época 1975/76. Nos outros 19 encontros, o Sporting venceu 14 e empatou 5. A frieza dos números parece indiscutível e por essa lado, os pupilos de Jesualdo Ferreira até poderiam encarar o jogo de amanhã com à vontade.

No entanto, para não deixar que sejam apenas esses números a determinar o comportamento das equipas, deve ter-se em conta que os mais recentes embates têm sido equilibrados. Na primeira volta, aliás, o Estoril Praia foi empatar a Alvalade. Para a grande maioria dos jogadores das duas equipas, o passado histórico pouco ou nada conta e isso acabará por ser um aliciante extra para amanhã. Para os leões, servirá de aviso o facto de nas últimas 10 visitas só terem perdido precisamente a última.

In Record

José Couceiro quer ser remunerado se for líder



Mário Patrício, Diogo Matos, Paulo Frischknecht e Fernando Duarte são os nomes que integram o Conselho Directivo (CD) na lista que José Couceiro vai entregar hoje no Sporting para as eleições agendadas para o dia 23 de março. Já a Mesa da Assembleia Geral terá Arantes Fontes como número um, e Nuno Silvério Marques é o candidato a liderar o Conselho Fiscal.

"Quero uma equipa coesa e competente. Sangue novo no Sporting", disse ontem Couceiro ao CM, frisando que irá "haver elementos" do CD que serão remunerados: "Nenhum de nós é rico. Além disso, já não é virgem que o presidente seja remunerado [já aconteceu com José Eduardo Bettencourt]. A verba será decidida pela Comissão de Remunerações."

Quanto à possibilidade de ser conotada como a candidatura da Banca, o antigo técnico e dirigente dos leões assegurou que tal não corresponde à realidade, mas admitiu que teve contactos com BES, BCP e outros bancos. "Somos, claramente, a candidatura da rutura com esse tipo de gestão, quer financeira, quer desportiva. Nós viemos da prática desportiva – não só do futebol [Paulo Frischknecht foi campeão nacional de natação e Diogo Matos é um ex-jogador] – para o dirigismo desportivo. Pela primeira vez, o clube pode ter uma equipa a dirigi-lo que sabe o que é a prática e conhece o dirigismo."

Em relação à estrutura que vai gerir o futebol, o candidato avançou que, por enquanto, apenas há dois nomes na mesa – "No Conselho Directivo, serei eu e Diogo Matos, que ficará com a formação" – e observou que será ele a liderar a SAD. "Se formos eleitos, vamos logo avaliar o estado da sociedade que, pelos dados que tenho, está numa situação catastrófica", vincou.

IN CM

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Tiago Ilori bate Ronaldo em velocidade



TESTES REALIZADOS NA ACADEMIA

Tiago Ilori, que em janeiro despertou o interesse do Toulouse, é o jogador mais rápido nos testes de velocidade realizados na Academia de Alcochete, superando os anteriores recordistas: Yannick, Nani e Cristiano Ronaldo.

Ilori, filho de pai inglês e mãe portuguesa, tem contrato com o Sporting até ao final da próxima época mas vai ser convidado a renovar o contrato.

Na época passada foi campeão nacional de juniores, assim como Bruma e Esgaio, numa equipa treinada por Sá Pinto.

IN Record

«Sócios desempregados não pagam»


Movimento SOS salvar o Sporting anuncia no seu facebook.

«SÓCIOS DESEMPREGADOS NÃO PAGAM»

TRANSPORTE E BILHETES GRATUITOS PARA SÓCIOS DOS NÚCLEOS

A Candidatura de Carlos Severino, decidiu que uma das medidas a tomar caso vença as eleições do Sporting, é não exigir o pagamento de quotas aos sócios desempregados, mantendo-os ligados ao clube.

TRANSPORTE E BILHETES GRATUITOS PARA NÚCLEOS (sócios)

Também os Núcleos, mais de 200 em Portugal, vão ter, por sorteio a abranger todos, transporte e bilhetes gratuitos em 13 jogos da Liga. Os bilhetes gratuitos são para os membros que sejam sócios do SCP.

Outras medidas serão anubciadas na Conferência de Imprensa na apresentação pública da Candidatura, e ao contrário de outras candidaturas, aberta a perguntas. A sessão tem lugar na Quinta do Almirante, em Loures, dia 19, a partir das 18.30h

Fonte: SOS Salvar Sporting.

Dias Ferreira: «Não apresentarei ou integrarei qualquer candidatura»


Dias Ferreira garantiu esta segunda-feira, em comunicado, que não vai ser candidato às eleições do Sporting, agendadas para 23 de março, por a falta de conhecimento da real situação financeira do clube.


"Apesar do curto prazo para apresentação das candidaturas consegui reunir vários pressupostos (...) exceto o do conhecimento real e seguro da situação atual e no dia a seguir às eleições - um cenário negro apresentado por aqueles que, ao fim e ao cabo, são os responsáveis da situação a que se chegou", refere o comunicado.


Dias Ferreira, que já foi presidente da Assembleia Geral e que há dois anos se apresentou a votos nas eleições que ditaram a vitória de Godinho Lopes, considera que "quem concorrer ao ato eleitoral (...) assume a responsabilidade do conhecimento real da situação económico-financeira e das soluções para a enfrentar, não podendo justificar com a surpresa qualquer eventual insucesso".


O advogado critica a postura do vice-presidente do Conselho Fiscal e presidente do BES Investimentos, José Maria Ricciardi. "Tal cenário, ou é verdadeiro, e a situação é bem pior que se podia imaginar; ou é solucionável, destinando-se a pintura negra dos 25, 40 ou até mesmo 60 milhões de euros apenas a afastar os candidatos que não sejam do agrado do BES, designadamente do Dr. José Maria Ricciardi", indica o comunicado.


Dias Ferreira termina o comunicado esclarecendo: "Por mim, não quero e não posso assumir essa responsabilidade, e por isso, no próximo dia 21, não apresentarei, nem integrarei qualquer candidatura".


Recorde-se que os órgãos sociais do Sporting demitiram-se em bloco a 7 de fevereiro, tendo sido marcadas eleições para 23 de março, após um entendimento entre os presidentes do Conselho Diretivo, Godinho Lopes, do Conselho Fiscal e Disciplinar, João Mello Franco, e da Mesa da Assembleia-Geral, Eduardo Barroso.


Até ao momento, estão anunciadas três candidaturas à presidência do Sporting, uma encabeçada por Carlos Severino, outra por Bruno de Carvalho e outra por João Pedro Paiva dos Santos.


Nas últimas eleições do Sporting, realizadas em março de 2011, a lista liderada por Dias Ferreira foi a terceira mais votada.

Em 100 jogos só duas derrotas


Mais um fim-de-semana de excelentes resultados no futsal «leonino», que soma assim o 11.º fim-de-semana consecutivo sem nenhuma das equipas ser derrotada.

A última vez que uma equipa de futsal do Sporting perdeu, foi a 2 de Dezembro 2012, há mais de dois meses, quando a equipa de juvenis perdeu em Sassoeiros, por 4-3.
Com mais de 100 jogos já realizados na presente temporada o registo é notável!
- 103 Jogos
- 98 Vitórias
- 3 Empates
- 2 Derrotas
Todas as equipas do Sporting, seniores, juniores, juvenis, iniciados, infantis e benjamins são líderes dos respectivos campeonatos!
ISTO É O SPORTING!
Resultados do fim-de-semana:
Seniores
Operário, 5-SPORTING, 6
17 Jogos | 17 Vitórias | 100 Golos Marcados | 19 Golos Sofridos
1.º Classificado
Juniores
SPORTING, 14-Quinta dos Lombos, 0
20 Jogos | 18 Vitórias | 1 Empate | 1 Derrota | 161 Golos Marcados | 21 Golos Sofridos
1.º Classificado
Juvenis
Ac.Ciências, 0-SPORTING, 7
22 Jogos | 19 Vitórias | 2 Empate | 1 Derrota | 135 Golos Marcados | 32 Golos Sofridos
1º Classificado
Iniciados
SPORTING, 4-L.Porto Salvo, 1
16 Jogos | 16 Vitórias | 144 Golos Marcados | 19 Golos Sofridos
1.º Classificado
Infantis
SPORTING, 6-Núcleo Sintra, 3
14 Jogos | 14 Vitórias | 108 Golos Marcados | 23 Golos Sofridos
1.º Classificado
Benjamins
Benfica B, 1-SPORTING, 3
14 Jogos | 14 Vitórias | 123 Golos Marcados | 8 Golos Sofridos
1.º Classificado