quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Casos de Sucesso: Cristiano Ronaldo




Cristiano Ronaldo nasceu, no Funchal, a 5 de Fevereiro de 1985.
Em criança, escolheu de imediato a bola como seu brinquedo favorito. Contam os vizinhos do bairro social de Santo António, onde cresceu, que passava longas horas a jogar sozinho, batendo a bola contra uma parede até compreender os caprichos das suas reacções.
Chegou a Alvalade com apenas 11 anos para desenvolver todo o seu enorme potencial (tinha já representado o Andorinha e o Nacional da Madeira). No início, a distância de casa foi difícil para o jovem, mas a paixão que desde sempre teve pelo futebol, foi mais forte e ajudou-o a superar todas as adversidades. Era um atleta tão determinado, que era comum vê-lo nos relvados a treinar sozinho, já depois de os seus colegas terem regressado aos balneários. Ou mesmo a exercitar-se no ginásio fora do horário normal.
Cristiano Ronaldo é o único jogador da história do futebol leonino que na mesma época actuou nos escalões de Sub16, Sub17, Sub18 e na equipa principal. No dia da apresentação do plantel para a época 2002/2003 (aproveitada para entregar as faixas de campeão referentes à época anterior), o treinador romeno Laszlo Boloni surpreendeu a plateia, no jogo com o Paris Saint-Germain, e deu a titularidade a Cristiano Ronaldo como extremo esquerdo. O fenómeno tinha apenas 17 anos. A sua estreia oficial ocorreu diante do Inter de Milão (empate sem golos, em Alvalade) em jogo da 3ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Entrou para o lugar do espanhol Toñito aos 68 minutos da partida.
O que fez na sua época de estreia correspondeu à imagem de um jovem absolutamente genial, misto explosivo de drible, velocidade, execução perfeita, imaginação, físico, remate e uma gama imensa de truques com a bola nos pés. Efectuou um total de 31 jogos oficiais com a camisola leonina (5 golos).
O dia 6 de Agosto de 2003 pertence ao imaginário Sportinguista, como um dos momentos mais marcantes da história do clube de Alvalade. A data de inauguração do novo Estádio correspondeu ao último jogo de Cristiano Ronaldo pelo Sporting: diante do Manchester United, o miúdo genial soltou toda a sua gama de argumentos futebolísticos e assinou uma exibição fabulosa, deslumbrante, surpreendente até, de tal forma que os ‘red devils’, derrotados por 3-1, foram até ao fim no interesse já relevado no jogador. Nunca um jovem de 18 anos tinha valido tanto dinheiro: 15 milhões de euros!
Em Manchester, Cristiano Ronaldo conquistou vários títulos colectivos, mas em 2008 fez história: tornou-se no segundo jogador mundial a ganhar, na mesma época desportiva, o prémio de melhor jogador do Mundo pela FIFA, a Bota de Ouro (melhor marcador europeu com 31 golos) e a Bola de Ouro da revista ‘France Football’, um feito só realizado pelo avançado brasileiro Ronaldo, em 1997.
A 11 de Junho de 2009, e depois de muitas especulações, o Real Madrid chegou a acordo com o Manchester United para a transferência do então melhor jogador mundial, pelo valor de 94 milhões de euros. O jogador tornou-se, deste modo, a maior e a mais cara contratação da história do futebol até ao momento. O sucesso em Madrid também foi conquistado: a 15 de Maio de 2011, Cristiano Ronaldo tornou-se no maior goleador (numa só época) da história do Real Madrid com 51 golos, superando o recorde anterior, de 49 do húngaro Ferenc Puskás. Um feito absolutamente notável. 
 
Na Selecção Nacional, teve a sua estreia no dia 20 de Agosto de 2003, num jogo amigável diante do Cazaquistão, encontro que Portugal venceu por 1-0. Esteve já presente nas fases finais do Europeu de 2004 e 2008 e nos Mundiais de 2006 e 2010, mas a sua história ainda terá (por certo) muito por contar...

A título de curiosidade, numa entrevista quando lhe perguntaram o que levaria para uma ilha deserta, não hesitou e respondeu: ‘Uma bola, claro’. Cristiano Ronaldo é, assim, um motivo de orgulho para toda a nação portuguesa, mas especialmente para todos os Sportinguistas! Fez parte da Comissão de Honra do 1º Centenário do Sporting Clube de Portugal.


Curriculum:
 Nome: Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro
 Local de Nascimento: Funchal
 Data de Nascimento: 5 de Fevereiro de 1985
 Início de Carreira no Sporting (equipa principal): 2002
 Internacionalizações: Ainda no activo
 Títulos conquistados ao serviço do Sporting:
    Não tem


Fonte: Sporting.pt

0 comentários:

Enviar um comentário