sexta-feira, 30 de novembro de 2012

António Jesus Correia, o "Dois Amores"




Jesus Correia nasceu, em Paço de Arcos, a 3 de Abril de 1924.

Chamaram-lhe o ‘Dois Amores’ e com razão: Jesus Correia foi quase sempre um atleta dividido entre o hóquei em patins e o futebol, ao ponto de ter sido internacional em ambas as modalidades. Os treinadores leoninos bem o incentivaram a dedicar-se de corpo e alma ao futebol mas ele resistiu sempre porque, receoso do profissionalismo, preferiu a estabilidade que o hóquei e o Paço de Arcos lhe davam, com um emprego estável.
Começou a jogar futebol no Paço de Arcos em 1940, tendo rapidamente as suas actuações despertado o interesse de outros clubes: o Sporting, através das indicações do treinador húngaro Joseph Szabo, apercebeu-se do seu enorme valor e ganhou a corrida através do pagamento de 12 contos.
Realizou a sua estreia na equipa principal leonina, a 17 de Outubro de 1943, em jogo da 5ª jornada do Campeonato de Lisboa: vitória 4-2 sobre a formação dos Fósforos. Jesus Correia era velocíssimo, dotado de um poder de remate extraordinário e de uma clarividência quase presciente quando de tratava de escolher o momento e o destino do passe. Em dez épocas de leão ao peito, o extremo-direito de processos lineares, realizou 157 jogos e marcou 130 golos em partidas a contar para o Campeonato Nacional (o total absoluto ascende a 315 jogos e à impressionante soma de 254 golos).
O golo preenchia-o, como se percebeu na tarde de 5 de Setembro de 1948, no Estádio Metropolitano de Madrid, onde apontou os seis golos da vitória leonina, por 3-6, sobre o Atlético local. Integrou a fantástica linha avançada dos ‘Cinco Violinos’, que deleitou os Sportinguistas, ao lado de Vasques, Peyroteo, Travassos e Albano. Um quinteto histórico.
Em 1952, com apenas 28 anos, decidiu abandonar o futebol leonino. Levanta-se cedo, treinava futebol antes de se apresentar no emprego (no Grémio de Mercearia) e, depois da hora da saída, encaminhava-se para o segundo treino do dia, agora de hóquei em patins. Quando o forçaram a escolher entre ‘dois amores’, optou pelo mais antigo. O seu último jogo com a camisola leonina fê-lo a 5 de Outubro de 1952, marcando, no primeiro minuto, um golo importante numa vitória sobre o ‘eterno rival’ Benfica e inscrevendo assim o seu nome em mais um título nacional que os leões haveriam de conquistar, já sem ele em campo.
No entanto, a sua ligação afectiva ao clube de Alvalade prolongou-se ao longo dos anos, tendo sido distinguido com o Prémio Stromp (na categoria ‘Saudade’ em 1993), com a Medalha de Ouro do Sporting Clube de Portugal e, participando regularmente nas festas dos Núcleos espalhados por todo o País, onde foi sempre uma figura querida pela sua simpatia e comportamento irrepreensível.
Faleceu a 30 de Novembro de 2003, quando era o último dos ‘Cinco Violinos’ ainda com vida. Pouco tempo antes deu o pontapé de saída no jogo inaugural, a 6 de Agosto de 2003, do novo Estádio José Alvalade entre os leões e o Manchester.


Curriculum:   Nome: António de Jesus Correia
   Local de Nascimento: Paço de Arcos
   Data de Nascimento: 3 de Abril de 1924
   Início de Carreira no Sporting: 1943
   Internacionalizações: 13
   Títulos conquistados ao serviço do Sporting:
           7 Campeonatos Nacionais
           2 Taças de Portugal
           2 Campeonatos de Lisboa


Fonte: Sporting.pt

0 comentários:

Enviar um comentário