quarta-feira, 11 de julho de 2012

Crónica sobre Transferências


O ano passado o clube leonino, investiu 30 milhões na equipa de futebol, no entanto não conseguimos ganhar nenhum troféu, mas depois desta recente época, fiquei com ideia de que temos potencial para fazer uma boa temporada 2012/2013. Apesar do 4º lugar na liga, o coletivo provou ter qualidade. Relembro que conseguimos alcançar as meias-finais da Liga Europa e a final da Taça de Portugal. Quanto à participação na liga, fizémos bons jogos e julgo que os nossos rivais chegaram a ter medo do nosso potencial, afinal de contas, realizámos bons jogos contra os mesmos, entre eles uma vitória contra o Benfica.
 No fim da época passada, muitos começaram a especular sobre possíveis saídas do clube. Julgo que talvez a mais falada fosse a do Rui Patrício, devido às excelentes épocas que tem feito nos últimos anos. Ao que parece, o guarda-redes leonino vai permanecer em Alvalade, mas o mesmo não se pode dizer de João Pereira que foi vendido ao Valência por uma verba que muitos não concordaram. Eu acho que o valor do antigo lateral do Sporting, é maior do que o preço pelo qual foi vendido, mas também há que ver que o mesmo já não é propriamente um jogador novo e há que aproveitar estas oportunidades antes que seja tarde demais. No entanto o Sporting tem laterais de qualidade como é o caso do colombiano Santiago Arias ou do português Cédric Soares, que ambos já mostraram do que são capazes. Julgo que o Sporting não deve vender o avançado Ricky van Wolfswinkel. O holandês que marcou 25 golos ao serviço do clube leonino, mostrou ter qualidade no ano de adaptação, e como ainda é um jogador jovem certamente que irá melhorar. Mas ainda assim, julgo que o Sporting devia contratar um ponta-de-lança que pudesse concorrer com o holandês.
 Outras aquisições que acho que deveriam ser feitas era um central, um lateral-esquerdo e também um extremo. Temos um excelente lateral-esquerdo que fez uma grande época ao serviço do clube, o argentino Insúa, mas não temos ninguém à altura para aquela posição para fazer concorrência, sendo que Turan vai para a equipa B e ao que parece Evaldo sairá do clube. Com a saída de Rodriguez e Polga, o Sporting precisará de ir ao mercado buscar um central, sendo que o presidente Godinho Lopes já afirmou. Onyewu e Xandão - que ainda tem um ano de empréstimo ao serviço do clube de Alvalade- são centrais altos e de grande qualidade mas julgo que têm características demasiado idênticas para jogarem juntos, porque na presença de Polga que era mais rápido, havia sempre um que subia e o outro permanecia atrás, mas sem um central mais ágil, a equipa pode ser projudicada. Quanto aos extremos, nisso o Sporting não há dúvida de que está bem servido, mas precisa de mais um extremo porque na época passada houve alguns problemas de lesões nesta posição.
 No meio-campo temos jogadores de grande qualidade e por isso não serão precisos mais jogadores para essa região. Julgo que o Sporting tem tudo para fazer uma grande temporada 2012/2013 se adquirir os jogadores certos para as posições que referi, no entanto julgo que deviam vender alguns jogadores que não fazem falta ao clube, como o caso de Bojinov e Evaldo.

Por: Miguel Brandão

0 comentários:

Enviar um comentário