domingo, 2 de dezembro de 2012

Biografia - José de Alvalade




José Alfredo Holtreman Roquette (mais conhecido por José Alvalade) nasceu, em Lisboa, a 10 Outubro de 1885.
Este homem foi o verdadeiro impulsionador da fundação do Sporting Clube de Portugal: ao discordar de tendências recreativas em desenvolvimento no Campo Grande Foot-ball Club por contraposição à actividade desportiva, José Alvalade afastou-se do Clube que ajudara a fundar em 1904 e proferiu uma frase que ficou célebre: "Vou ter com o meu avôzinho que me dará dinheiro para fundar outro clube". Assim foi! Fundado o Sporting Clube de Portugal, José Alvalade (com apenas 21 anos de idade) dotou-o com as melhores instalações que havia em Portugal, inauguradas logo em 1907 e beneficiadas em Outubro de 1912. José Alvalade relacionava a qualidade das instalações desportivas com o desenvolvimento da prática do desporto.
Inspirado em realidades internacionais que não tinham chegado a Portugal, conhecedor e defensor do movimento olímpico, que frutificara nas edições de 1896 (Atenas), 1900 (Paris) e 1904 (Los Angeles), o jovem Alvalade era ambicioso: "Queremos que o Sporting seja um grande Clube, tão grande como os maiores da Europa", declarou solenemente durante a fase de fundação. Frase desde sempre respeitada no Sporting, muitas vezes relembrada, meta permanente no horizonte de todos os Sportinguistas e frequentemente atingida, por dirigentes, equipas e atletas, ao longo de mais de um século de história e de glória. Em 1906, juntamente com o Tenente Joaquim Costa, fundou e foi Secretário da Liga de Foot-Ball Association, o primeiro organismo oficial da especialidade criado em Portugal.
José Alvalade foi o Sócio nº 1 do Sporting Clube de Portugal, Sócio Benemérito em 31 Dezembro de 1908, Sócio de Honra em 2 Novembro de 1912 e Sócio Honorário, a título póstumo, em 13 Agosto de 1943. Representou o Sporting em futebol, cricket e ténis. Foi o terceiro Presidente da Direcção do Sporting Clube de Portugal, desde 26 Junho de 1910 a 2 Novembro de 1912. Foi ainda Vice-Presidente cinco vezes, uma vez Vogal e Tesoureiro entre de 1 Outubro de 1913 e 16 Novembro de 1914, sua última actividade no Clube.
Construiu o Stadium de Lisboa inaugurado oficialmente a 20 de Dezembro de 1914, dotando a cidade de Lisboa e Portugal com um complexo arrojadíssimo para a época. A própria denominação de Estádio José Alvalade dada ao recinto de futebol do Sporting Clube de Portugal, como estipulam os Estatutos (decisão tomada numa Assembleia-Geral de 1947) é o reconhecimento da permanente actividade do Fundador no desenvolvimento de infra-estruturas desportivas de qualidade, de forma a concretizar o sonho de criar em Portugal um dos grandes clubes da Europa.
Faleceu em 19 de Outubro de 1918 com apenas 33 anos de idade, vítima da pneumónica, uma epidemia da época... mas a sua História, Sonho e Lema perduram para sempre.


Fonte: Sporting.pt

0 comentários:

Enviar um comentário