quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Vercauteren "roubou" Taça UEFA ao Benfica


A vitória na edição de 1982/83 da Taça UEFA frente ao Benfica é um dos marcos da carreira futebolística do "diabo vermelho" Franky Vercauteren, anunciado esta terça-feira como treinador do Sporting.

O belga, que cumpre 56 anos dentro de quatro dias, foi titular no Anderlecht nos dois jogos da final da então terceira competição de clubes europeia, frente ao Benfica, que era comandado pelo sueco Sven-Goran Eriksson. O saldo foi positivo para o emblema de Bruxelas, que venceu em casa por 1-0 e empatou na Luz a um golo.

Nesse mesmo ano, o Anderlecht já tinha afastado o FC Porto, na segunda eliminatória da Taça UEFA, ao golear os "dragões" em casa por 4-0 e perder nas Antas por 3-2. Antes, na época de 1977/78, os portistas já tinham sucumbido na Taça das Taças perante o Arderlecht, depois de vencerem em casa por 1-0 e perderem na capital belga por 3-0.

Menos brilhante é o histórico de embates com emblemas portugueses de Vercauteren como treinador, que se resume à eliminação do Genk no play-off da edição de 2010/11 da Liga Europa, no início da caminhada fulgurante do FC Porto, que como anfitrião venceu por 4-2 e como visitado por 3-0.

O "pequeno príncipe", que se destacou como extremo esquerdo na seleção belga, "os diabos vermelhos" da década de 1980, sucede no comando técnico do Sporting a Ricardo Sá Pinto, que foi substituído o interinamente por Oceano Cruz nas ultimas três semanas.

Com contrato até final da época, o belga tem a tarefa de reavivar a garra dos leões, que ocupam o 12.º lugar com 6 pontos no campeonato, já foram eliminados da Taça de Portugal e enfrentam dificuldades na Liga Europa, na qual são últimos classificados no Grupo G com apenas um ponto conquistado em dois jogos. Ainda sem estar oficialmente no comando, o Sporting visita na quinta-feira o Genk, bem conhecido de Vercauteren, na terceira jornada da fase de grupos da Liga Europa.

Fonte: www.record.pt

0 comentários:

Enviar um comentário