sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Leões terminam trimestre com sete milhões de prejuízo




A SAD do Sporting terminou o primeiro semestre da época 2012/13 com um prejuízo de cerca de sete milhões de euros, de acordo com um comunicado enviado esta sexta-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

"Os resultados no 1º trimestre foram negativos em 7.707 milhares de euros, semelhantes aos do mesmo período do Exercício anterior", lê-se no documento. Os proveitos operacionais também tiveram uma quebra de cerca de 1,5 milhões de euros, para 9,504, devido à "fraca performance desportiva da equipa principal de futebol e da diminuição de receitas de quotizações".

Nos custos operacionais, o aumento da rubrica custos com pessoal, de mais de um milhão de euros, deve-se sobretudo, segundo o comunicado, "ao atraso, no período de julho/agosto, na definição da situação de alguns jogadores", mas os leões garantem que este aumento "será diluído ao longo do Exercício, quando comparado com o ano anterior".

Estes valores negativos acabaram por ser compensados, de acordo com a SAD leonina, "foram compensadas com proveitos com transação de passes de jogadores, o que permitiu que os Resultados Operacionais fossem menos negativos que no primeiro Trimestre do Exercício anterior" - 6,449 ME em 2012/13 contra 6,839 em 2011/12.

O ativo dos leões teve um acréscimo de perto de seis milhões de euros, passando para os 150,135, devido ao investimento realizado a nível do plantel, enquanto o passivo aumentou para 233,435, sobretudo devido ao aumento da dívida financeira (cerca de 14 ME neste trimestre).

Fonte: Record

Rinaudo marca lugar no dérbi



Rinaudo está bem colocado para ser titular no dérbi com o Benfica, a 10 de dezembro. O médio, de 25 anos, precisará antes de confirmar frente ao Videoton as boas indicações deixadas no jogo com o Moreirense (2-2), quando rendeu Schaars e ajudou a equipa a recuperar da desvantagem de 2 golos, com a qual partiu para o intervalo.

Fonte: Record

Flamengo quer Elias e oferece dinheiro e jogadores




O médio do Sporting, Elias, é alvo do Flamengo, escreve esta quinta-feira o jornal brasileiro O Dia. A publicação adianta ainda que além do valor a pagar pelo jogador, o Mengão pretende incluir dois jogadores no negócio, os defesas Alex Silva, que já foi apontado ao leão, e Welinton. Também outros jogadores podem ser considerados como moeda de troca.

Segundo O Dia, Elias encaixa-se no perfil traçado por Zinho e pelo treinador Dorival Júnior de contratar jogadores com nível de seleção brasileira. Do lado do clube rubro-negro está também o contrato recentemente assinado que permite o encaixe de 100 milhões de reais (37 milhões de euros).

Elias chegou ao Sporting vindo do Atlético Madrid por 8,85 milhões de euros, sendo que metade dos direitos foram vendidos ao fundo Quality Football Ireland por 3,85 milhões de euros.

A publicação lembra ainda que o Fluminense abordou os leões para contratar o jogador, mas que o preço seria demasiado alto para os cofres do clube das Laranjeiras.


Fonte: ABOLA

António Jesus Correia, o "Dois Amores"




Jesus Correia nasceu, em Paço de Arcos, a 3 de Abril de 1924.

Chamaram-lhe o ‘Dois Amores’ e com razão: Jesus Correia foi quase sempre um atleta dividido entre o hóquei em patins e o futebol, ao ponto de ter sido internacional em ambas as modalidades. Os treinadores leoninos bem o incentivaram a dedicar-se de corpo e alma ao futebol mas ele resistiu sempre porque, receoso do profissionalismo, preferiu a estabilidade que o hóquei e o Paço de Arcos lhe davam, com um emprego estável.
Começou a jogar futebol no Paço de Arcos em 1940, tendo rapidamente as suas actuações despertado o interesse de outros clubes: o Sporting, através das indicações do treinador húngaro Joseph Szabo, apercebeu-se do seu enorme valor e ganhou a corrida através do pagamento de 12 contos.
Realizou a sua estreia na equipa principal leonina, a 17 de Outubro de 1943, em jogo da 5ª jornada do Campeonato de Lisboa: vitória 4-2 sobre a formação dos Fósforos. Jesus Correia era velocíssimo, dotado de um poder de remate extraordinário e de uma clarividência quase presciente quando de tratava de escolher o momento e o destino do passe. Em dez épocas de leão ao peito, o extremo-direito de processos lineares, realizou 157 jogos e marcou 130 golos em partidas a contar para o Campeonato Nacional (o total absoluto ascende a 315 jogos e à impressionante soma de 254 golos).
O golo preenchia-o, como se percebeu na tarde de 5 de Setembro de 1948, no Estádio Metropolitano de Madrid, onde apontou os seis golos da vitória leonina, por 3-6, sobre o Atlético local. Integrou a fantástica linha avançada dos ‘Cinco Violinos’, que deleitou os Sportinguistas, ao lado de Vasques, Peyroteo, Travassos e Albano. Um quinteto histórico.
Em 1952, com apenas 28 anos, decidiu abandonar o futebol leonino. Levanta-se cedo, treinava futebol antes de se apresentar no emprego (no Grémio de Mercearia) e, depois da hora da saída, encaminhava-se para o segundo treino do dia, agora de hóquei em patins. Quando o forçaram a escolher entre ‘dois amores’, optou pelo mais antigo. O seu último jogo com a camisola leonina fê-lo a 5 de Outubro de 1952, marcando, no primeiro minuto, um golo importante numa vitória sobre o ‘eterno rival’ Benfica e inscrevendo assim o seu nome em mais um título nacional que os leões haveriam de conquistar, já sem ele em campo.
No entanto, a sua ligação afectiva ao clube de Alvalade prolongou-se ao longo dos anos, tendo sido distinguido com o Prémio Stromp (na categoria ‘Saudade’ em 1993), com a Medalha de Ouro do Sporting Clube de Portugal e, participando regularmente nas festas dos Núcleos espalhados por todo o País, onde foi sempre uma figura querida pela sua simpatia e comportamento irrepreensível.
Faleceu a 30 de Novembro de 2003, quando era o último dos ‘Cinco Violinos’ ainda com vida. Pouco tempo antes deu o pontapé de saída no jogo inaugural, a 6 de Agosto de 2003, do novo Estádio José Alvalade entre os leões e o Manchester.


Curriculum:   Nome: António de Jesus Correia
   Local de Nascimento: Paço de Arcos
   Data de Nascimento: 3 de Abril de 1924
   Início de Carreira no Sporting: 1943
   Internacionalizações: 13
   Títulos conquistados ao serviço do Sporting:
           7 Campeonatos Nacionais
           2 Taças de Portugal
           2 Campeonatos de Lisboa


Fonte: Sporting.pt

Jeffrén na expectativa




O médio hispano-venezuelano continua afastado da lista de opções de Franky Vercauteren devido à recuperação de uma entorse no joelho esquerdo. Apesar do recurso à operação para debelar o problema ainda não estar totalmente afastado, a hipótese está cada vez mais remota, não estando ainda calendarizado o seu regresso. 

Recorde-se que a lesão foi sofrida numa entrada violenta no encontro em Setúbal, que marcou a estreia do treinador belga à frente da equipa.


Fonte: ABOLA

UEFA levanta suspensão de prémios monetários




A UEFA decidiu levantar a suspensão dos prémios monetários de 2012/2013 a 16 dos 23 clubes afetados, entre os quais estava o Sporting.

Em comunicado no site oficial, o organismo que tutela o futebol europeu referiu que estes clubes "cumprem neste momento todos os requisitos financeiros exigidos" e não apresentam "graves problemas financeiros".

A suspensão tinha sido aplicada devido a dívidas detetadas em junho, que agora foram liquidadas.


Fonte: Record



quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Rui Patrício: um mar de dúvidas


Por: António Feliciano


Ponto prévio: Sempre entendi, na minha condição de adepto, que Rui Patrício não era guarda-redes para o Sporting. Frágil psicologicamente, fraco a sair dos postes e com os pés, enfim, eram mais os defeitos do que as qualidades.

Teve sempre a seu favor o facto de ser jovem, o que lhe dava muita margem de progressão. Foi lançado às feras bem cedo. Aprendeu que os adeptos de um clube órfão de vitórias não perdoam ao mínimo deslize mas, valha a verdade, Rui Patrício, no seu arranque, cometeu muitos erros. Erros que colocaram a maior parte do estádio a assobiá-lo só de ouvir o seu nome a ser anunciado antes do início dos jogos.

O tempo passou. Rui Patrício mudou. Evoluiu. Mas o Sporting também mudou. Regrediu. Confuso? Passo a explicar: nos primeiros tempos de leão ao peito, Patrício era guarda-redes de uma equipa que, na esmagadora maioria dos jogos, assumia posição dominadora. Nesta sequência, eram poucas as vezes que tinha trabalho. Mas, aqui, quando colocado à prova, falhava redondamente, denotando uma clara falta de concentração. Na actualidade, Rui Patrício tem mais trabalho. Agora, o Sporting não se consegue impor aos adversários que, nesse sentido, rematam mais à baliza, criam mais perigo, obrigando Patrício a estar concentrado. Resultado: está a ser o melhor jogador leonino.

E é esta a dúvida: Será Rui Patrício um guarda-redes à altura de um grande clube? Se calhar, (ainda) não é mas para este (pequeno) Sporting serve às mil maravilhas.

Fonte: Record

Zenit tira notas na Academia




Uma delegação do Zenit de São Petersburgo, composta por treinadores da formação, está a passar a semana em Portugal para tirar notas sobre o funcionamento da Academia do Sporting.

«O objetivo é observar as melhores práticas da Academia do Sporting, porque a nossa está em desenvolvimento e queremos ver como funcionam as academias de topo na Europa. Nos últimos três anos, temos visitado grandes academias – Barcelona, Juventus, Bayern, Feyenoord e Chelsea. Esta é uma das viagens previstas no programa de desenvolvimento de treinadores, estaremos aqui uma semana para ver como funciona a melhor Academia de Portugal e para partilhar a nossa experiência com os treinadores do Sporting», disse, em declarações à Antena 1, o diretor da Academia do Zenit, explicando porque a Academia leonina integrou o programa de formação de treinadores do clube: 

«Muitas Academias reclamam ser a melhor mas o indicador disso são os jogadores que produzem. Quando olhamos para o nome e número de jogadores que a Academia do Sporting produziu nos últimos dez anos, são indicadores de que esta é uma das líderes da Europa e do Mundo.»

O dirigente revelou as impressões após as primeiras observações no Estádio Universitário: «São jogadores muito ágeis, coordenados e, o mais importante, estão a divertir-se e gostam de jogar futebol. O treinador está aqui para os ajudar a evoluírem, criando um ambiente de divertimento. Em geral, os rapazes são como jogadores em ponto pequeno.»

Fonte: ABOLA

FPF associa-se aos leões em jogo de solidariedade




A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou esta quinta-feira que se associou ao jogo que o Sporting vai realizar frente a uma seleção do Algarve, em solidariedade para com os clubes da região afetados pelas intempéries de 16 de novembro.

Em comunicado divulgado no seu site oficial, a FPF diz ter adquirido seis mil bilhetes, em parceria com uma cadeia de supermercados que patrocina o organismo, para o encontro particular a realizar no sábado, às 16 horas, no Estádio de São Luís, em Faro.

Os ingressos para a partida vão ser disponibilizados aos clientes das lojas da cadeia de Silves, Faro, Albufeira, Olhão e Loulé, a partir desta quinta.

Na mesma nota, o organismo dá conta da intenção de garantir "metade da lotação do Estádio de São Luís, contribuir para o sucesso desta iniciativa de solidariedade da Associação de Futebol do Algarve, que visa fazer face aos prejuízos causados pelo tornado que assolou recentemente aquela região do nosso país".

A receita do jogo vai servir para reconstruir e reparar os equipamentos desportivos afetados pelos ventos fortes que deixaram um rasto de destruição nos concelhos algarvios de Silves e de Lagoa, provocaram 11 feridos, dois em estado grave, e o desalojamento de várias pessoas.


Fonte: Record

Casos de Sucesso: Cristiano Ronaldo




Cristiano Ronaldo nasceu, no Funchal, a 5 de Fevereiro de 1985.
Em criança, escolheu de imediato a bola como seu brinquedo favorito. Contam os vizinhos do bairro social de Santo António, onde cresceu, que passava longas horas a jogar sozinho, batendo a bola contra uma parede até compreender os caprichos das suas reacções.
Chegou a Alvalade com apenas 11 anos para desenvolver todo o seu enorme potencial (tinha já representado o Andorinha e o Nacional da Madeira). No início, a distância de casa foi difícil para o jovem, mas a paixão que desde sempre teve pelo futebol, foi mais forte e ajudou-o a superar todas as adversidades. Era um atleta tão determinado, que era comum vê-lo nos relvados a treinar sozinho, já depois de os seus colegas terem regressado aos balneários. Ou mesmo a exercitar-se no ginásio fora do horário normal.
Cristiano Ronaldo é o único jogador da história do futebol leonino que na mesma época actuou nos escalões de Sub16, Sub17, Sub18 e na equipa principal. No dia da apresentação do plantel para a época 2002/2003 (aproveitada para entregar as faixas de campeão referentes à época anterior), o treinador romeno Laszlo Boloni surpreendeu a plateia, no jogo com o Paris Saint-Germain, e deu a titularidade a Cristiano Ronaldo como extremo esquerdo. O fenómeno tinha apenas 17 anos. A sua estreia oficial ocorreu diante do Inter de Milão (empate sem golos, em Alvalade) em jogo da 3ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Entrou para o lugar do espanhol Toñito aos 68 minutos da partida.
O que fez na sua época de estreia correspondeu à imagem de um jovem absolutamente genial, misto explosivo de drible, velocidade, execução perfeita, imaginação, físico, remate e uma gama imensa de truques com a bola nos pés. Efectuou um total de 31 jogos oficiais com a camisola leonina (5 golos).
O dia 6 de Agosto de 2003 pertence ao imaginário Sportinguista, como um dos momentos mais marcantes da história do clube de Alvalade. A data de inauguração do novo Estádio correspondeu ao último jogo de Cristiano Ronaldo pelo Sporting: diante do Manchester United, o miúdo genial soltou toda a sua gama de argumentos futebolísticos e assinou uma exibição fabulosa, deslumbrante, surpreendente até, de tal forma que os ‘red devils’, derrotados por 3-1, foram até ao fim no interesse já relevado no jogador. Nunca um jovem de 18 anos tinha valido tanto dinheiro: 15 milhões de euros!
Em Manchester, Cristiano Ronaldo conquistou vários títulos colectivos, mas em 2008 fez história: tornou-se no segundo jogador mundial a ganhar, na mesma época desportiva, o prémio de melhor jogador do Mundo pela FIFA, a Bota de Ouro (melhor marcador europeu com 31 golos) e a Bola de Ouro da revista ‘France Football’, um feito só realizado pelo avançado brasileiro Ronaldo, em 1997.
A 11 de Junho de 2009, e depois de muitas especulações, o Real Madrid chegou a acordo com o Manchester United para a transferência do então melhor jogador mundial, pelo valor de 94 milhões de euros. O jogador tornou-se, deste modo, a maior e a mais cara contratação da história do futebol até ao momento. O sucesso em Madrid também foi conquistado: a 15 de Maio de 2011, Cristiano Ronaldo tornou-se no maior goleador (numa só época) da história do Real Madrid com 51 golos, superando o recorde anterior, de 49 do húngaro Ferenc Puskás. Um feito absolutamente notável. 
 
Na Selecção Nacional, teve a sua estreia no dia 20 de Agosto de 2003, num jogo amigável diante do Cazaquistão, encontro que Portugal venceu por 1-0. Esteve já presente nas fases finais do Europeu de 2004 e 2008 e nos Mundiais de 2006 e 2010, mas a sua história ainda terá (por certo) muito por contar...

A título de curiosidade, numa entrevista quando lhe perguntaram o que levaria para uma ilha deserta, não hesitou e respondeu: ‘Uma bola, claro’. Cristiano Ronaldo é, assim, um motivo de orgulho para toda a nação portuguesa, mas especialmente para todos os Sportinguistas! Fez parte da Comissão de Honra do 1º Centenário do Sporting Clube de Portugal.


Curriculum:
 Nome: Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro
 Local de Nascimento: Funchal
 Data de Nascimento: 5 de Fevereiro de 1985
 Início de Carreira no Sporting (equipa principal): 2002
 Internacionalizações: Ainda no activo
 Títulos conquistados ao serviço do Sporting:
    Não tem


Fonte: Sporting.pt

Sporting 4-5 OC Barcelos




Na sétima jornada do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins, o Sporting cedeu perante o OC Barcelos, em São João da Talha, por 4-5.
O treinador «leonino», Artur Pereira, não pôde contar com o lesionado Tiago Nogueira, chamando o júnior Pedro Delgado. O Sporting alinhou com mais dois juniores, André Pimenta e Zé Macedo (Campeões da Europa).
O Barcelos inaugurou o marcador logo aos quatro minutos e o segundo golo apareceu volvidos 15 minutos do encontro.
Garrancho apontou o primeiro tento «leonino» e a esperança apareceu. Aos 21 minutos, foi a vez de Diogo Lã, num remate cruzado, instaurar a igualdade no marcador.
Num lance frontal, o Barcelos voltou a adiantar-se no resultado e instantes depois, aproveitando uma falha defensiva dos «leões», os visitantes fizeram o quarto golo.
Ao intervalo, o 2-4 mostrou que, mesmo a jogar em casa, a sorte não estava do lado dos comandados de Artur Pereira.
Nos primeiros 15 segundos da segunda parte, André Pimenta rematou cruzado e bateu o terceiro tento «leonino».
Garrancho bisou e devolveu o empate ao Sporting, 19 minutos depois. Quando tudo parecia que a igualdade no marcador seria o desfecho final, inesperadamente a formação do Barcelos fixou o resultado no 4-5, a poucos segundos do fim da partida.

Pelo Sporting, alinharam e marcaram: Igor Alves, Tiago Roquete, André Pimenta (1), Marinho, Diogo Lã (1), Zé Macedo, Pedro Delgado, Carlos Trindade, Carlos Garrancho (2) e João Galvão. 


Fonte: Sporting.pt

Italianos dizem que Fiorentina dá 15 milhões por Wolfswinkel


Segundo o site Calciomercato, a Fiorentina está muito interessada no avançado do Sporting Ricky Van Wolfswinkel e, uma vez que se tem falado no interesse do Tottenham, está pronta a avançar com uma proposta de 15 milhões de euros para garantir os serviços do holandês já em janeiro.

Os «viola» procuram mais uma opção para o seu ataque e, depois de gorado o negócio Berbatov, viraram-se em definitivo para Wolfswinkel, em quem veem um jovem que enorme valia e margem de progressão, e o facto de não atravessar grande momento no clube de Alvalade ajuda ao timing do negócio, aos olhos dos italianos, que querem usar esse argumento para convencer os dirigentes sportinguistas a abrir mão do holandês.

Van Wolfswinkel tem contrato com os leões até 2016. O bom relacionamento entre as duas direções, que ficou do negócio Matias Fernandez, é lembrado pela imprensa italiana, que dá assim a transferência como muito provável, caso o Lobo aceite mudar-se para Itália.

Fonte: www.abola.pt

Conselho Leonino afasta eleições antecipadas




Por Pedro Figueiredo

Após quase cinco horas de reunião, o Conselho Leonino do Sporting decidiu apoiar a continuidade da atual direção, liderada por Godinho Lopes, à frente dos destinos do clube.

«Surgiu um consenso alargado de que era importante que esta direção cumprisse o seu mandato. Não foi uma decisão unânime, mas perante as explicações dadas pelo presidente e a estratégia económico-financeira apresentada, o Conselho Diretivo considerou que é importante que a direção leve o seu mandato até ao fim», disse, no final da reunião, Eduardo Barroso, líder da Mesa da Assembleia Geral do clube.

Esta a conclusão após quase cinco horas de reunião, mas Eduardo Barroso recusou a ideia de estar tudo bem no clube leonino: «Não houve um único conselheiro, inclusivamente o próprio presidente da direção e eu próprio, que tivesse dito que está tudo bem na vertente desportiva.»

Certo é que em cima da mesa, entre vários assuntos, esteve mesmo a possibilidade de se avançar para eleições antecipadas, cenário então afastado, ao que parece não de forma unânime, mas válido para os conselheiros leoninos.


Fonte: ABOLA

Reunião do Conselho Leonino vai para mais de quatro horas




Por Pedro Figueiredo

A reunião do órgão consultivo do Sporting começou por volta das 21 horas e continua a durar, tendo a atual situação do clube como ponto único na ordem de trabalhos.

Recorde-se que este é o segundo capítulo da reunião marcada de urgência pelo presidente da Mesa da Assembleia Geral, Eduardo Barroso, levada a cabo no passado dia 24 de outubro, mas que terminou mais cedo que o previsto devido ao jogo que os leões realizaram com o Genk, para a Liga Europa.

Desde que entraram na sala, por volta das 21 horas, só um grupo de conselheiros abandonou momentaneamente os trabalhos, eram 23 horas, mas logo voltaram. A noite vai longa em Alvalade...


Fonte: ABOLA

"E tudo o vento levou", por Álvaro Oliveira



E tudo o vento levou !!

Mais que épocas desastrosas, levou credibilidade, orgulho e uma profunda crise de valores no seio do clube !!
Tudo tem varrido a uma velocidade de um tornado, dividiu profundamente o universo leonino, incentivou o divisionismo, cavou um profundo mau estar de revolta numa "família" que foi unida em tempos remotos, num sentimento comum em volta de um emblema centenário !!
Descredibilizou referências, descredibilizou adeptos, descredibilizou claques, criou um mau estar latente entre adeptos das mesma paixão, tudo em prol de uma teimosia alicerçada em demagogia barata !!
Sem projecto, rodeado de incompetentes, de gente que se moveu e move na cunha do amigo do amigo, dos favores pré-eleitorais, um a um caíram na sua própria incapacidade e qual d.quixote continua a lutar contra moinhos de vento, rodeado dos panchos da vergonha e do compadrio !!
Este é o Sporting actual, aquele que outrora se regeu por valores e por paixão !!

Artigo escrito por: Álvaro Oliveira


quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Se o maior goleador da história do Sporting fosse vivo, faria hoje 94 anos ! Obrigado Fernando Peyroteo !



Fernando Baptista de Seixas Peyroteo de Vasconcelos (Angola10 de Março de 1918 - Lisboa28 de Novembro de 1978) foi um futebolista português. Fernando Peyroteo formou com AlbanoAntónio Jesus CorreiaJosé Travassos e também Vasques os famosos Cinco Violinos do Sporting Clube de Portugal.

Os maiores recordes: 


 - O jogador português que mais golos marcou na história do Campeonato Nacional: 330 golos.
           
           - O jogador português que mais golos marcou num só jogo em campeonatos nacionais: 9 golos contra o Leça em 22 de Fevereiro de 1942, que o Sporting venceu por 14-0.
          
         - O jogador português que mais golos consecutivos num só jogo para campeonatos nacionais: 5 golos ao Vitória de Guimarães em 8 de Fevereiro de 1942.
         
- O jogador com melhor média de golos marcados pela selecção de Portugal: 14 golos marcados em 20 jogos (média de 0,7 por jogo).

- O jogador com mais golos marcados ao Benfica: 64 golos em 55 jogos (média de 1,2 por jogo).

    - O jogador com mais golos marcados ao F.C.Porto: 33 golos em 32 jogos (média de 1,02 por jogo).




OBRIGADO E ATÉ SEMPRE FERNANDO PEYROTEO !






Patrício “orgulhoso” com Prémio Stromp




“É mais uma forma de reconhecimento do trabalho que tenho realizado e isso deixa-me muito orgulhoso.” É desta forma que Rui Patrício reage ao facto de ser distinguido pelo Grupo Stromp com o galardão para o futebolista do ano 2012. O guarda-redes leonino concede uma extensa entrevista do jornal “Sporting” desta semana, quinta-feira nas bancas, e faz o seu primeiro comentário ao segundo Prémio Stromp consecutivo da sua carreira.

Vai receber, pelo segundo ano consecutivo, o Prémio Stromp de futebolista do ano. Que comentário lhe merece esta atribuição?

RUI PATRÍCIO – É um grande orgulho receber o Prémio Stromp para o futebolista do ano, atribuído pelo Grupo Stromp. No fundo, é mais uma forma de reconhecimento do trabalho que tenho realizado e isso deixa-me muito orgulhoso.


Acha que isto significa também alguma dificuldade em encontrar no plantel outros futebolistas que pudessem merecer esta distinção, dadas as épocas estarem abaixo das expectativas?
Sou um dos jogadores mais antigos no plantel profissional e, com o tempo, fui ganhando maturidade e tenho evoluído. O passar dos anos faz com que sejamos também uma referência para o Clube e para as pessoas. Isso é um orgulho, mas o mais importante é manter o trabalho que tenho realizado e evoluir cada vez mais.


O que representa para si ser jogador e capitão do Sporting?
Um grande orgulho. Ser sportinguista, jogar no Sporting e ainda para mais ser capitão, é um enorme orgulho.


Leia a entrevista completa na edição desta quinta-feira do jornal «Sporting», em papel ou na versão electrónica.


Fonte: Sporting.pt

Prémios Stromp 2012 já são conhecidos




Rui Patrício repete em 2012 o prémio de futebolista do ano. O Grupo Stromp, que festeja este ano o seu cinquentenário, já designou os Prémios Stromp 2012 – um dos mais prestigiados galardões do nosso Clube - às seguintes figuras do Sporting Clube de Portugal:
Atleta do ano (masculino) – Alexis Santos (Natação)
Atleta do ano (feminina) – Patrícia Mamona (Atletismo)
Técnico do ano - Pedro Soares (Judo)
Seccionista/Coordenador do ano – Luís Duarte (Ginástica)
Dirigente do ano – Sikander Sattar (vogal do Cons. Fiscal e Disciplinar)
Dedicação – João Miguel “Paquito” (Pugilismo)
Saudade – António Coutinho
Futebolista do ano – Rui Patrício
Revelação do ano – André Martins (Futebol)e Rui Silva (Andebol)
Academia Sporting – Filipe Chaby, Betinho e Ricardo Esgaio
Olímpico – Emanuel Silva (Canoagem)
Europeu – André Pimenta (Hóquei em Patins), José Diogo (Hóquei em Patins) e Diogo Fernandes (Karaté)
Especial – Carlos Barão Carneiro (presidente do Núcleo de Portimão)
Especial - Musical Sporting 1906

Os prémios serão entregues numa cerimónia que terá lugar durante o jantar do Grupo Stromp, no Hotel Sheraton, em Lisboa, no dia 20 de Dezembro.


Fonte: Sporting.pt

Conselho leonino arranca de forma tranquila




Está a decorrer há cerca de 20 minutos reunião do Conselho leonino, onde se debate o estado da nação de leonina.

Estão presentes 40 conselheiros, entre os quais Carlos Monjardino, Vasco Lourenço, Dias Ferreira, Menezes Rodrigues, Sousa Cintra, Zeferino Boal, além do presidente da presidente da Assembleia-Geral, Eduardo Barroso e presidente Godinho Lopes.

Está tudo a decorrer num ambiente tranquilo.



Fonte: ABOLA

Rui Patrício pede união e trabalho para dar a volta




Em entrevista ao jornal do clube, Rui Patrício apela à união e capacidade de trabalho do plantel para dar a volta ao difícil momento que a equipa atravessa.

«Só com união e trabalho poderemos dar a volta a esta situação. Não nos podemos deixar ir abaixo», vincou o habitual dono das redes leoninas, lembrando a responsabilidade de todo o grupo de trabalho: «O Sporting é uma grande instituição e temos a responsabilidade de mostrar quão grande é este clube.»


Fonte: ABOLA

Hoquéi: Sporting vs OC Barcelos




Sporting x OC Barcelos  
Dia: 28/11/2012 | Horas: 21H
Local: Pavilhão Municipal José Gouveia - S. J. da Talhada



"É em casa que temos conquistado pontos e assim será em mais este jogo"

Juve Leo suspende apoio


Fonte: www.record.xl.pt


Através de comunicado emitido no seu site oficial, a Juventude Leonina anunciou que irá suspender por tempo indeterminado o apoio à equipa profissional de futebol, justificando a opção pela "mediocridade das exibições da equipa".

A Juve Leo alerta ainda que "enquanto os jogadores não honrarem a camisola que envergam" a faixa da claque será "colocada ao contrário em todos os jogos", revelando ainda que o sector reservado em Alvalade "ficará vazio" e a equipa não receberá quaisquer "cânticos de apoio" nas partidas.

Na mesma nota, a claque sportinguista refere que o protesto apenas será interrompido no jogo com o Benfica, a disputar a 10 de dezembro, em Alvalade.

Equipa B: Sporting 2 - 2 Feirense



A equipa B do Sporting não conseguiu hoje mais que um empate frente ao Feirense, empatando assim 2-2 com golos de Ricardo Esgaio e Betinho. O Sporting, mesmo com este empate, mantém a liderança na Liga Orangina, com um ponto a mais que o Belenenses, 2° classificado.

Schaars: «Senti logo que tinha algo partido»



O médio do Sporting Stijn Schaars afirmou, esta quarta-feira, que sentiu logo que "algo tinha partido" durante o jogo com o Moreirense, da 10.ª jornada da Liga, lamentando a sua ausência nas próximas 12 semanas.

"Quando eu estava a preparar o remate, senti que algo estalou no meu pé direito. Naquele momento tinha todo o meu peso sobre esse pé. O estalo e a dor que senti de imediato foram claros de que algo se tinha partido", disse o médio, em declarações à sua assessoria de imprensa.

Em comunicado publicado na página oficial, o Sporting revelou que Schaars, de 28 anos, sofreu uma fratura no quinto metatarso do pé direito e vai ser submetido a uma intervenção cirúrgica.

"Estamos sempre à espera de boas notícias, mas o subconsciente sabe a real situação. O osso está partido e vai demorar algumas semanas até poder jogar novamente. Na quinta-feira sou operado e depois segue-se o gesso. As coisas não estão a correr bem esta temporada", referiu.

O médio internacional holandês, que já tinha falhado alguns jogos da equipa no início da temporada devido a um problema no joelho, volta a ficar fora das opções do técnico belga Franky Vercauteren.

"Depois da cirurgia ao joelho, sentia que podia jogar em segurança e sentia-me forte. Com a chegada de Franky Vercauteren como novo treinador, o Sporting estava no caminho de volta. Ainda não mostramos no relvado o que fazemos nos treinos, por isso, esta lesão é tão irritante, porque não posso dar o meu contributo", concluiu.



Fonte: Record

Comunicado Juventude Leonina




A Juventude Leonina informa que decidiu entrar em protesto por tempo indeterminado atendendo à mediocridade das exibições da equipa de futebol profissional do Sporting Clube de Portugal que se vem arrastando desde o inicio da presente temporada, situação que não tem paralelismo na centenária história do nosso clube.

Pelo que, enquanto os jogadores não honrarem a camisola que envergam, a nossa faixa será colocada ao contrário em todos os jogos, o nosso sector em Alvalade ficará vazio e não haverão cânticos de apoio, porque entendemos que os jogadores não merecem o nosso apoio enquanto não dignificarem o Sporting Clube de Portugal.

Situação que já ocorreu em Moreira de Cónegos e continuará a ocorrer ainda com mais força já no próximo jogo com o Videoton a contar para a ultima jornada da fase de grupos da Liga Europa, em que o nosso sector ficará completamente vazio e não haverá qualquer apoio. Para este jogo o preço dos bilhetes será de 3€, pedimos a todos os nossos sócios e adeptos para que marquem forte presença, porque apesar do sector estar vazio nós estaremos em força em Alvalade.

Este protesto apenas será interrompido no jogo com os lampiões, apenas e só porque queremos defender a nossa honra, após este jogo o protesto continuará.

SPORTING SEMPRE !

Comunicado




Um jornal de hoje recorre, na sua primeira página, a figuras de estilo de mau gosto, que colocam em causa a imagem do Sporting Clube de Portugal, do Conselho Leonino e dos seus membros, que não podem passar sem um reparo veemente.
O Conselho Leonino é um órgão legitimamente eleito, cujos estatutos não prevêem nenhum espírito ou acção revolucionária. O tratamento noticioso dado aparenta um convite a uma desvirtuação inaceitável do mesmo e um implícito apelo à turbulência.
Na mesma medida, com os mesmos objectivos, estranhamos a amplificação dada por alguma imprensa, a cinco encapuzados que não representam, na forma e no conteúdo, o universo de três milhões de adeptos do Sporting Clube de Portugal.

Lisboa, 28 de Novembro de 2012

Conselho Directivo do Sporting Clube de Portugal


Fonte: Sporting.pt

Selecção do Algarve-Sporting




Já estão à venda os bilhetes para o jogo entre o Sporting e a Selecção do Algarve, que terá lugar no estádio São Luís, em Faro, no próximo sábado, 1 de Dezembro, às 16h.
Os bilhetes têm o preço único de 5 euros e estão à venda na Associação de Futebol do Algarve, em Faro.


Fonte: Sporting.pt

Fantasma de eleições antecipadas paira na reunião do Conselho Leonino




O Conselho Leonino reúne-se esta quarta-feita em Alvalade, a partir das 21 horas. Será o segundo capítulo da análise da situação do clube, ponto único na ordem de trabalhos, que começou a ser discutida no dia 24 de Outubro e que continua hoje. 

A derrota com o Basileia (0-3), que afastou o Sporting dos 16 avos de final da Liga Europa, e o empate com o Moreirense agravaram a crise desportiva leonina e por isso espera-se que as correntes da oposição com assento no Conselho Leonino apertem hoje com o presidente do clube, Godinho Lopes. 

O líder sportinguista tem assim mais uma prova de fogo, depois de ontem ter sido contestado por alguns sócios no Algarve, na sequência da visita a Silves.

Depois da revolução operada na estrutura do futebol, que levou Godinho Lopes a assumir a pasta, os resultados tardam em aparecer e a hipótese eleições antecipadas começa a ser cada vez mais abordada. E hoje deverá ser a vez de o Conselho Leonino fazê-lo...

Fonte: ABOLA

Fase de Grupos da Liga Europa: Sporting vs Videoton



Data: 06-12-2012 | Hora: 20h05
Local: Estádio José Alvalade
Competição: Liga Europa
Transmissão TV: Sic

O próximo jogo do Sporting é em casa, frente ao Videoton, equipa que esta epoca já nos ganhou por 3-0, jogo que serve apenas para cumprir calendário porque o Sporting já foi eliminado da Liga Europa.
O que esperas do jogo?  Qual devia ser o onze inicial? Prognósticos? Comenta com a tua opinião, obrigado e saudações leoninas.

II Liga 2012-2013 | Sporting B vs Feirense | Hoje ás 16h em Rio Maior



II Liga 2012-2013 | Sporting B vs Feirense | Hoje ás 16h em Rio Maior

Lista de convocados:
Guarda-redes: Marcelo Boeck e Luís Ribeiro;
Defesas: Arias, Tiago Ilori, Pedro Mendes, Tobias Figueiredo, Mica
Médios: Júlio Alves, Kikas, Sunil Chhetri, Jorge Chula, Ricardo Esgaio, João Mário, Zezinho, Lucas Patinho;
Avançados: Diego Rubio, Bruma, Nii Plange, Betinho e Gael Etock.

EM FRENTE SPORTING!

Reacção de Bruno de Carvalho às declarações de Rui Oliveira e Costa



Como é possível um Conselheiro Leonino dizer hoje que a época pode ser salva se o Sporting ganhar ao Benfica? O que se passa com este Sporting…

A ver se consigo explicar a estes senhores o que é o Sporting Clube de Portugal:

- o maior Clube nacional que não salva épocas com jogos para discutir o 6º lugar seja o adversário quem for;
- o Clube que não tem medo de se assumir como grande, que como grande que é não se compara a outros e muito menos se rebaixa a “jogos de salvação”,
- o Clube cujos dirigentes devem honrar a sua história e não o envergonhar,
- o Clube que não “assassina” treinadores e atletas,
- o Clube que não compactua com mediocridades e devaneios pessoais,
- o Clube de todos os sportinguistas e não de “elites” caducas e deprimentes.

Isto é que é o Sporting Clube de Portugal, o outro, aquele a que estão acomodados é o Sportem, e esse não tem 3 milhões de adeptos.

No mínimo respeitem-nos e não nos vinculem a frases ridículas sujeitando-nos a constantes humilhações.

A todos os benfiquistas digo não, este jogo não salvará época nenhuma, é apenas mais um jogo que devido à nossa dimensão temos obrigação de ganhar.

Não satisfeito com esta afirmação absurda o mesmo Conselheiro disse em entrevista “coitado do Verceuteren, a equipa é fraca”…

Alguém que faça chegar estas mensagens a este senhor:

1º penas têm as galinhas…
2º a nossa equipa não é fraca, estão fracos pois lideres fracos fazem fracos os seus homens…
3º temos muitos jogos pela frente e esta é a nossa equipa e por isso devemos apoia-la sempre. Eles são os que nos representam e que em breve ou no futuro a sua venda dará rendimentos a este Clube.

Com tudo isto é fácil perceber que a preocupação no momento não é a estabilidade do Clube ou a sua sustentabilidade, pois com o que disse hoje, e os dirigentes têm dito nas ultimas semana, os jogadores passaram a valer 0 e os investidores a perceberem que ao invés de um Clube forte têm perante si uma equipa fraca. A imagem certa do que se passa é a de um navio naufragado com várias pessoas agarradas ao mastro a tentar ficar á tona, mas não satisfeitos tentam afogar tudo à sua volta e os jogadores serão os “senhores que se seguem”…

Se isto é defender o Clube então já não sei o que será fazer mal.

Vamos Vercauteren, vamos atletas, percebam que apenas queremos que honrem as nossas camisolas! Que o nosso amor e garra vos contagie já que estão “sozinhos” na aventura em que se tornou esta época desportiva!

In: Página oficial de Bruno de Carvalho